Clint, Shirley e as duas mulas da irmã Sara. O grande western de Siegel no canal de cults, Os Abutres Têm Fome

Confirmou-se o que havia anunciado, mais como expectativa. Em 2015, Mad Max – Estrada da Fúria teve sua estreia mundial em Cannes. No ano seguinte, George Miller presidiu o júri do festival. Imaginava que Furiosa – Uma Saga Mad Max, contando a história da personagem de Charlize Theron antes de Road Fury, renderia uma gala comme il faut na Croisette. Não deu outra. Recebi o e-mail do festival confirmando que Furiosa será apresentado fora de competição no dia 15 – o festival abre no 14 -, em presença do diretor e do elenco principal, Anya Taylor-Joy, Chris Hemsworth e Tom Burke. No Brasil, a estreia prevista será em 23 de maio. Bora!

Nesta segunda, 25, o Telecine Cult anuncia no seu programa duplo de westerns dois longas a,mbientados durante a Revolução Mexicana – Quando Explode a Vingança, de Sergio Leone, que vive passando no horário, e Os Abutres Têm Fome. Quero dizer que esse me interessa de forma muito especial. Espero revbê-lo, como fiz na semana passada com Justiceiro Implacável/Rooster Cogburn, e foi uma ótima sessão. Os Abutres/Two Mules for Sister Sara foi o segundo dos cinco longas que Don Siegel fez com Clint Eastwood num período bastante curto, quatro deles em sequência, entre 1968 e 72, e o último em 1979. Recapitulando – após uma carreira insignificante em Hollywood, Clint virou astro na TV, na série Rawhide. Contratado por Sergio Leone, foi à Itália estrelar a trilogia do homem sem nome – Por Um Punhado de Dólares, Por Uns Dólares Mais e Três Homens em Conflito -, que deu sua carta de nobreza ao spaghetti western. De volta aos EUA, e após fazer A Marca da Forca, com Ted Post, Clint iniciou a bem sucedida parceria com Siegel.

Quando o entrevistei, falamos sobre seus dois mestres – Leone e Siegel. Leone virou uma unanimidade, não direi que exagerada, mas talvez um pouco. Siegel, que talvez seja menos (re)conhecido, integra o meu Olimpo graças a três filmes de gêneros – a ficção científica Vampiros de Almas, Estrela de Fogo, sim, o western com Elvis Presley, e o admirável thriller Os Impiedosos/Madigan, de 1967, em que contrapunha a urgência das ruas, nos personagens de Richard Widmark e…, à visão mais distanciada do burocrata Henry Fonda. Depois de anos na produção B, Siegel finalmente ascendera – graças a Os Assassinos, a versão de 1964 – à produção com A. O western contemporâneo Coogan’s Bluff/Meu Nome É Coogan, em que Clint caçava criminoso fugitivo naquela moto, em Nova York, iniciou a parceria que prosseguiu com Os Abutres Têm Fome, O Estranho Que Nós Amamos/The Beguiled e o primeiro Dirty Harry, Perseguidor Implacável. Após alguns anos fizeram Fuga de Alcatraz, em que Clint, como um artista, esculpe sua fuga da cadeia de segurança máxima.

Não importa o gênero, os filmes de Siegel com Clint, e não apenas os com ele, são verdadeiras aulas de utilização da montagem clássica, que aprendeu na Warner. Amo seus westerns – Elvis, como um mestiço índio, tentando evitar a guerra entre brancos e peles-vermelhas e marchando com dignidade para a morte, Clint, Shirley MacLaine e as duas mulas para a irmã Sara, e The Shootist/O Último Pistoleiro, em que John Wayne, devorado pelo câncer – na vida como no filme -, também marcha inexoravelmente para a própria morte. O Último Pistoleiro é um filme que não me canso de citar no blog. Assinalou o reencontro de Wayne e James Stewart, 14 anos após o crepuscular O Homem Que Matou o Facínora, de John Ford. O futuro diretor Ron Howard fazia o garoto.

Sempre imaginei aquele set. Não apenas Siegel, mas Wayne e Stewart contando histórias do velho Ford. Foi ali que Howard fez sua formação. Em seus melhores filmes, os autorais – Rush/No Limite da Emoção e No Coração do Mar, ambos com Chris Hemsworth -, ele reproduziu o conceito básico da obra-prima fordiana. Wayne, a grandeza dos derrotados, matando o facínora e permitindo que Stewart desfrute a glória pelo que não fez. Tenho até medo de rever The Shootist, tal é a estatura do filme no meu imaginário. Two Mules/Os Abutres Têm Fome. O pistoleiro Clint salva a irmã Sara/Shirley MacLaine dos franceses. Atravessam a Revolução Mexicana com o carregamento de armas que ela está levando para os campesinos. Impossível, para mim, não pensar em Vera Cruz, que Robert Aldrich fez, mais de 20 anos antes – em 1954 -, com Burt Lancaster e Gary Cooper. O sorridente Burt perguntando ao soturno Gary de quem gosta mais – dele ou dos cavalos? Depois de quase duas horas de ação e aventura, olha o spoiler, vem a revelação final sobre a verdadeira natureza de Sister Sara.

Shirley MacLaine fez todos aqueles papéis em filmes de Vincente Minnelli/Deus Sabe Quanto Amei e Billy Wilder/Se Meu Apartamento Falasse e Irma la Douce. É maravilhosa contracenando com Clint. De alguma forma parecem-se com Katharine Hepburn e John Wayne em Rooster Cogburn, a boquirrota filha do reverendo e o pistoleiro ranzinza. Two Mules foi escrito pelo blacklisted Albert Maltz a partir de uma história de Budd Boetticher. Tem mais humor do que qualquer outro filme de Siegel de que me lembre. E ainda tem, certamente por influência de Clint – e sua lembrança dos spaghettis de Leone -, a trilha de Ennio Morricone. Se tudo isso não deixou vocês com água na boca para ver o filme, não sei mais o que acrescentar.

Sei, sim. Como o Coronel Beltrán aparece ninguém menos do que Manuel/Manolo Fábregas. Quem? Aí não dá, né? Manolo, nascido na Espanha, radicado no México, foi uma das lendas do cinema mexicano. Da fase de ouro do cinema de lágrimas a El Tigre de Jalisco e El Mártir del Calvário – como Judas! – e um dos marcos da renovação dos anos 1970, Mecânica Nacional, de Luis Alcoriza, Manolo marcou sempre com sua persona poderosa até os menores papeis em que apareceu.

Published by

Uma resposta para “Clint, Shirley e as duas mulas da irmã Sara. O grande western de Siegel no canal de cults, Os Abutres Têm Fome”.

  1. Aulas! Que show amigo. Ah, vi O Homem dos Sonhos… Gostei. Nicolas Cage tem a cara: “a grandeza dos derrotados”. Isso é lindo, rs…

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora